Expresso do Oriente
L'Orient-Express "o Grande Hotel sobre rodas"
O comboio do Expresso do Oriente foi inaugurado em Paris, a 4 de outubro de 1883. Foi o início de uma lenda.
Em menos de uma década, o Expresso do Oriente tornou-se a mais rápida e mais luxuosa forma de transporte do mundo. Os vagões são todos diferentes.
A viagem originalmente saía da estação de Strasbourg (Alsácia/França) com destino à Romenia, via Viena, Budapeste, Bucareste e os Balcãs. Em 4 dias, o Expresso percorria cerca 3.200 km, pelas belas planícies da Europa Central e do Sudeste até chegar a Istambul.
Freqüentemente chamado de “Grande Hotel sobre Rodas”, o Expresso do Oriente transportou com classe e luxo, durante cerca de 60 anos, a classe alta da Europa.
A Segunda Guerra Mundial obriga à suspensão do serviço tendo sido quase todas os vagões destruídos ou vendidos.
Um empresário de seu nome James Sherwood readquire dois vagões. E, aos poucos, e após muito investimento, consegue reunir os 35 vagões. Em 1982 Liza Minnelli inaugura a “reencarnação” do Expresso do Oriente.
O Expresso do Oriente oferece, novamente, uma viagem de luxo repleta de romance, de aventura e de prazer, transcorrida sobre trilhos através da Europa, rumo a cidades fascinantes.
O Expresso do Oriente inspirou Agatha Christie a escrever um de seus mais célebres romances policiais, no qual reencontramos seu herói, Hercule Poirot. O romance, considerado um dos melhores policiais alguma vez escrito, foi também adaptado para o cinema, e o filme foi lançado em 1974.
Uma viagem imperdível!