Igreja de São Francisco - São Paulo
O recente restauro da Igreja São Francisco, vai devolver à cidade de São Paulo sua mais antiga fachada de edifício colonial.
As pinturas do forro da nave foram restauradas e as da capela mor constituíram uma feliz descoberta. O altar principal , feito na Alemanha, é único no Brasil com todos os requintes do rococó europeu. Os altares da nave são barrocos e os detalhes rococós. A imagem da Virgem é do estilo barroco mais culto e a de São Francisco é considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Inaugurada em 1647, constitui o único edifício seiscentista da cidade de São Paulo que mantém o aspecto mais próximo do original. Um impressionante conjunto arquitectónico, que foi acrescido pela igreja da Ordem Terceira no final do século dezoito. - perdendo porém o convento, por volta de 1930, para uma construção neocolonial.
A fachada da igreja ostenta três arcos na entrada, tal como o convento da Luz, construído pelo santo franciscano e arquitecto, Frei Galvão, que foi guardião na Igreja e também reformou a Igreja Terceira que fica ao lado. No dia 6 de Junho de 19 97, o Franciscano Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns declarou que o Convento de São Francisco passaria a ser também Santuário de São Francisco.
Direção Jose Antonio Barros Freire
Depoimentos: Frei Anacleto Luiz Gapski Arquiteto Cláudio Forte Maiolino