Rota da Braga Romana - roteiro adaptado deficiência visual
Rota da Braga Romana
Com este projeto, pretendemos criar uma visão alternativa do património imaterial da cidade de Braga, sugerindo um roteiro turístico para as festividades da Braga Romana. Este roteiro foi desenvolvido com o apoio de participantes com mobilidade reduzida que identificaram as barreiras arquitetónicas encontradas nos diferentes lugares sugeridos.
Para responder aos pedidos de vários parceiros adaptamos a rota da Braga Romana para outras diversidades funcionais. Temos, assim, percursos para a mobilidade reduzida motora e mental.
Contents
Sugestão de percursos para mobilidade reduzida visual
Visita Braga Romana - 2016
Visita Braga Romana - 2015
Museu Pio XII
(visita táctil ao museu - espólio Romano)
O Museu Pio XII foi fundado em 1957, pelo Cónego Luciano Afonso dos Santos, nas instalações do Seminário de Santiago. Começou por ser um Museu de Arqueologia. Foram-se reunindo depois outras coleções (escultura, pintura, têxtil, ourivesaria, adereços litúrgicos, numismática…). Os espaços destinados ao Museu foram-se tornando exíguos. As coleções estavam mal acondicionadas, o edifício não oferecia as necessárias condições de exposição, conservação e segurança. Muito do espólio foi apresentando sinais dessas inadequadas circunstâncias. Aos cuidados do Seminário, onde o Museu estava instalado, encontrava-se uma Torre Medieval, das que ainda se mantêm da muralha medieval que inspirou segurança à cidade dos Arcebispos. Em 1984, o pintor Henrique Medina, famoso paisagista e sobretudo retratista, natural do concelho de Esposende, Arquidiocese de Braga, doou à Arquidiocese de Braga uma significativa parte da sua obra, num conjunto de 52 quadros e 21 desenhos. Nos finais do séc. XX e inícios do séc. XXI, o edifício do Seminário foi completamente remodelado. E para o Museu foi destinada uma ala inteira, devidamente isolada.
Autoria: O diretor do Museu, Cónego José Paulo Leite Abreu
Localização: Largo de S. Tiago
Acessibilidade/acessibility
Acesso exterior/external access:
- Estacionamento/parking:sim/yes
- Passeios/side walk: sim/yes
- Rampas/ramps: sim/yes (com alguma inclinação)
- Pavimento exterior/Outdoor Floor: granito/granite
Acesso interior/indoor access:
- Balcões e guichés/office: sim/yes
- Instalações sanitárias/toilet: sim/yes
- Movimentação no interior/indoor displacement: sim/yes
Som da Sé
(loja de venda da viola braguesa - visita táctil e sonora aos instrumentos)
"Som da Sé nasce no centro histórico por excelência da cidade de Braga, ponto de passagem de milhares de turistas diariamente, onde se descobre paralelamente a cultura e a música da cidade.
Na nossa loja existem desde instrumentos mais convencionais como guitarras clássicas e eléctricas, até instrumentos mais tradicionais, cavaquinhos, braguesas, ou ainda acessórios para os todos os instrumentos.
Lá podemos entrar e descobrir um ambiente jovial e moderno, aventuram-se a experimentar os instrumentos e dar mostras do talento.
Autoria: proprietário
Começar ao minuto 2 e segundo 55
Localização: Rua Dom Paio Mendes nº 77,
4700-424 Braga
Acessibilidade
Acesso exterior:
- Estacionamento: sim
- Passeios: não (está localizada em zona pedonal)
- Rampas: não
- Pavimento exterior: paralelo
Acesso interior:
- Balcões e guichés: não aplicável
- Instalações sanitárias: não
- Movimentação no interior: reduzida
Exterior da Sé de Braga
(visita táctil à Sé Catedral de Braga (fachada) e modelo impresso em alto relevo)
Sé Catedral
O edifício assenta sobre as fundações de um antigo mercado ou templo romano dedicado a Ísis. A Sé Catedral Santa Maria de Braga, matriz da devoção de Portugal à Virgem, é considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico português. A sua história remonta à obra do primeiro bispo, D. Pedro de Braga, correspondendo à restauração da Sé episcopal em 1070, da qual não se conservam vestígios. A Sé de Braga é um extraordinário exemplo do Património religioso da cidade. Aqui reúnem-se diversas capelas laterais e túmulos de várias personalidades que fizeram parte da história de Braga e de Portugal. Nesta catedral encontram-se os túmulos de Henrique de Borgonha e sua mulher, Teresa de Leão, os condes do Condado do Portucalense, pais do rei D. Afonso Henriques. Sé Catedral
Coordenadas: 41° 32′ 59" N, 8° 25′ 38" O
Rua D. Paio Mendes, 4700-424 Braga
Acessibilidade mobilidade reduzida motora
Acesso exterior:
-Estacionamento:sim
-Passeios: sim
-Rampas: sim
-Pavimento exterior: granito
Acesso interior:
-Balcões e guichés: sim
-Instalações sanitárias: sim
-Movimentação no interior: sim / na igreja até ao Altar-Mor
Acampamento Militar Romano
Por altura da Braga Romana, (visita táctil ao acampamento romano: poderão sentir as armas, as vestes e outros equipamentos que os legionários usavam em Roma Antiga)
Localização:Largo do Paço, R. Nossa Senhora do Leite, nº7 - 3º
Acessibilidade
Acesso exterior:
- Estacionamento: sim
- Passeios: não (está localizada em zona pedonal)
- Rampas: não se aplica
- Pavimento exterior: paralelo
Acesso interior:
- Balcões e guichés: não se aplica
- Instalações sanitárias: não
- Movimentação no interior: sim
Autoria: ADOC
Projeto apoiado Programa Erasmus+ Juventude, SVE - Serviço Voluntário Europeu, da União Europeia.
A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.
Apoiado pelo Programa de Apoio a Financiamento a projetos do INR, I.P