Rota das Papas de Sarrabulho

From Wiki
Share/Save/Bookmark
Jump to: navigation, search

Onde a gastronomia, as actividades ao ar livre e o património se encontram!

Conheça de perto o concelho de Amares, Braga

Nesta viagem damos a conhecer Amares.

O concelho de Amares tem 81,95 km² de área e cerca de 18 889 habitantes e pertence ao distrito de Braga, localiza-se na região Norte e no Cávado (NUT II e III), na margem direita do rio Cávado, a nordeste de Braga. A norte é limitado pelo rio Homem e a sul pelo Cávado, cujo vale define a sua paisagem. É limitado por Vila Verde a oeste e noroeste, Terras do Bouro a norte, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso a este e Braga a sul

Apresenta um relevo irregular onde predominam os solos graníticos, intensamente irrigados. A variação de altitude de Amares vai desde os 30 metros nos vales dos rios Cávado e Homem a 90 metros no Alto de Sta. Isabel. O clima de Amares, como o de Portugal Continental, é mediterrânico, apresentando uma temperatura média anual de 14ºC e uma precipitação total anual de 1 707,7 milímetros o que faz com que a pluviosidade deste concelho seja uma das mais elevadas do Minho.

É subdividido em 24 freguesias

Amares, Figueiredo, Barreiros, Bico, Caires, Caldelas, Sequeiros, Paranhos, Carrazedo, Dornelas, Ferreiros , Prozelo, Besteiros, Fiscal, Goães, Lago, Rendufe, Santa Maria do Bouro, Santa Marta do Bouro, Torre e Portela, Vilela, Seramil, Paredes Secas

Aqui nasceu o ilustre Grão-Mestre da ordem dos Templários, Dom Gualdim Pais, fundador das cidades de Tomar e Pombal, viveu e morreu o poeta Sá de Miranda, assim como o cantor e compositor António Variações.

A povoação de Amares desenvolveu-se devido à sua situação geográfica, após a invasão dos Mouros no século VIII. O seu nome primitivo parece ter sido Marecos, designação de uma quinta pertencente a Gualdim Pais, primeiro Mestre da Ordem dos Templários. Foi D. Manuel I que em 1514 concedeu foral a Amares. Contudo, o actual concelho só foi obtido em 1853.

Na vila destacam-se a Igreja Matriz e o pelourinho. Do património do concelho fazem também parte os castros de Amares e de Lago; a ponte de Rodas; a ponte do Porto; as casas-torre; a Igreja de Caíres; a Igreja de Figueiredo e a Capela de Santa Luzia. No entanto, as principais referências monumentais de Amares são o Mosteiro de Santo André de Rendufe, beneditino; o Mosteiro de Bouro Santa Maria e o Santuário de Abadia.

Tradições, Lendas e Curiosidades

Em Julho têm lugar as Festas do Corpo de Deus e da Nossa Senhora da Paz. A Feira Franca de Amares faz-se no segundo domingo de Maio. Aos sábados é realizada uma feira semanal. O feriado municipal é no dia 13 de Junho. O artesanato do concelho prende-se principalmente com a tecelagem, os bordados, a fiação de linho, a cestaria, a latoaria, a tanoaria, a talha, as miniaturas em madeira, a cerâmica, a pirotecnia e a construção de alfaias agrícolas. Economia A principal actividade deste concelho é a agricultura, que surge, na maior parte dos casos, acompanhada de criação de gado. Apesar da sua importância económica, uma vez que ocupa uma grande parte da população activa, não se trata de uma agricultura de grande modernização e tecnologia. Domina a policultura, assente no milho, no feijão e nas laranjas. A vinicultura e a floricultura têm aqui particular destaque. A transformação da madeira, a pequena indústria, a construção civil e o comércio são também actividades fundamentais da economia do concelho.

Lágrima (F. Tarrega)

Interpretada pelo guitarrista Rui Namora

http://ruinamora.com

Por terras D´Abadia

Começamos o dia com um percurso pedestre por terras D´Abadia. Seguimos um dos caminhos que leva os peregrinos até são Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro. A paisagem é deslumbrante, por entre cascatas cristalinas e o verde deslumbrante de musgos e fetos, abrimos caminho mata acima.

Garrano_Nª Srª Abadia
Garrano_Nª Srª Abadia
Rio Nava_Nª Sª Abadia
Rio Nava_Nª Sª Abadia
Nª Sª Abadia_Vista panorâmica
Nª Sª Abadia_Vista panorâmica
Rota das Papas - Amares '13
Rota das Papas - Amares '13


percurso pedestre

Rota das Papas - Amares '13
Rota das Papas - Amares '13

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3973617

Santuário da Nossa Senhora da Abadia

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia foi construído nos séculos XVII e XVIII, na freguesia de Bouro Santa Maria. É um local de devoção e, ao mesmo tempo, um local tranquilo de rara beleza, onde os visitantes são convidados a permanecer e desfrutar de momentos de descanso. Em redor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, pode contemplar-se um ambiente paradisíaco, onde o sussurrar das águas e o chilrear das pequenas aves quebram o silêncio que tanto caracteriza este espaço.

Santuário Senhora da Abadia
Santuário Senhora da Abadia
Santuário da Senhora da Abadia
Santuário da Senhora da Abadia

Lenda da Senhora da Abadia

Diz a lenda que no Mosteiro do Bouro, na capela de São Miguel da Abadia, ficou somente um monge eremita de hábito negro, da ordem de São Bernardo. Os outros religiosos, abandonaram o Mosteiro durante as guerras com os árabes. Um fidalgo da corte portuguesa que tinha ficado viúvo resolveu juntar-se ao monge.

Certa noite, os dois religiosos, viram uma luz misteriosa e viva. Correram logo para aquele lugar e encontraram um imagem da Virgem, esculpida em pedra e resolveram construir ali uma capela. Com a ajuda de outros monges começaram a construção de uma Abadia.

Dom Afonso Henriques em 1148, engrandeceu a Abadia, concedendo terras ao senhorio do Couto do Bouro. Mais tarde os monges consideraram que o local da Abadia era muito áspero e desabrigado, pelo que resolveram construir um novo edifício que é o atual convento. Deu-se então o milagre da Virgem: Foi necessário uma junta de bois para levar a pesada estátua da Virgem para o novo Mosteiro, mas a imagem apareceu misteriosamente no antigo, por mais esforço que fizessem, a imagem não se mantinha no novo convento, reaparecendo na Abadia...o povo começou a apelidar a estátua "da bádia" que acabou por ser deixada no local que ela tanto queira, o Mosteiro da Srª Abadia. Que pode ser visitada ainda hoje e, que segundo reza a lenda, nunca desampara a quem a ela recorre.

Agora,junto a um grande largo, com alpendres avarandados, está o templo da Senhora da Abadia, e na sua frontaria, em oratório, está a imagem da Virgem. No dia 15 de Agosto, acorrem numerosos romeiros, que assistem à missa de joelhos, ocupando o grande largo, alpendres e arcadas.

Mosteiro de Santo André de Rendufe

O Mosteiro de Santo André de Rendufe, foi mandado construir no séc. XII, na freguesia de Rendufe, Amares. O Mosteiro beneditino masculino, onde se destaca a talha dourada, de estilo barroco nacional, está classificado como Imóvel de Interesse Público. Parte do mosteiro (dependências monacais e quinta da cerca) pertence a particulares, com uma importante produção de vinho verde.

Mosteiro de Rendufe
Mosteiro de Rendufe

Pousada de Santa Maria do Bouro

Pousada de Santa Maria do Bouro

Na região do Minho, vila de Amares, entre a cidade de Braga e as termas do Gerês, situa-se a Pousada de Santa Maria do Bouro. É um edifício do século XII, que abrigou mosteiro dos monges de Cister. A pousada deslumbra pela arquitetura e pela excelente cozinha. Lugar de recolhimento e lazer, a pousada é rodeada por paisagem indescritível.

Autoria deste vídeo: Vasconcellosl1

Aprenda a fazer

As papas de sarrabulho são um prato típico da culinária minhota. As papas são confeccionadas com carne e sangue de porco (que dá origem ao nome sarrabulho), carne de galinha, salpicão, presunto, chouriço, cominhos, pão ou farinha de milho, tempo e muito amor são a forma de preparar este prato tipicamente minhoto.

Veja como se faz

Papas de sarrabulho à moda do Minho (texto)

Papas de sarrabulho, rozões, tripas, farinhotes, castanhas, grelos e uma malga de vinho tinto....delícia
Papas de sarrabulho, rozões, tripas, farinhotes, castanhas, grelos e uma malga de vinho tinto....delícia


Parceiros locais

Ao desenvolvermos esta rota tivemos várias parcerias de entidades locais que contribuíram para que fosse um sucesso.

Para além do Município de Amares tivemos


A Alternativa XL[1], Animação Turística, Unipessoal Lda. é uma empresa de animação turística, com o alvará Nº 03/2006 do Turismo de Portugal. Situada no Minho, mais propriamente na freguesia de Anais, concelho de Ponte de Lima, dispõe de um espaço próprio, com cerca de 10.000 m2 para a prática de algumas atividades. O espaço dispõe de um espaço verde onde é possível acampar e realizar convívios, barbecue, rocha equipada para escalada (rocódromo), rapel, slide, campo de paintball, zona de jogos populares e balneários.

Missão A missão da Alternativa XL é proporcionar aos seus clientes a prática de atividades de aventura em sintonia com a natureza, apelando à tranquilidade e liberdade de espírito, onde predominem emoções fortes.

Valores Responsabilidade A promoção e organização de eventos de carácter cultural, desportivo, recreativo e turístico são um propósito constante da Alternativa XL, tendo para o efeito um grupo de profissionais, essencialmente professores de educação física, dedicados ao serviço da animação para empresas, escolas, associações, instituições públicas e privadas.

Profissionalismo Realizar com entusiasmo, interesse e eficiência as tarefas propostas, enriquecendo-as com os nossos conhecimentos e experiências.

Confiança Garantir rigor técnico nas atividades que nos são confiadas.

Qualidade Desempenhar a nossa atividade de acordo com os padrões de qualidade, procurando exceder as expetativas dos nossos clientes.

Criatividade e Inovação Buscar permanentemente novas ideias para melhorar os nossos serviços.


Autoria: ADOC - Associação de Ocupação Constante [2]