Rota do Lima
Na Rota do Lima damos a conhecer as terras circundantes a este rio do Noroeste português, bem como percursos magníficos entre montes e vales, sempre associados à gastronomia tradicional minhota e à cultura das gentes desta região.
Acompanhe-nos!
Autoria do vídeo: arci863
Este rio foi apelidado de "Lethes" (Lete) por Estrabão e, fabulado profusamente na mitologia Greco-Romana, como o rio do esquecimento, da dissimulação. Também era chamado de Belion.
Mitologia e geografia cruzaram-se num momento histórico, em 138 a.C., quando o general Romano Decimus Junius Brutus se dispõe a derrubar o mito, já que o rio impedia a progressão da sua campanha militar na região. Atravessou o Lima só e, da outra margem, chamou os seus soldados, um por um, pelos seus nomes. Os seus soldados, espantados pelo facto do seu general manter a memória, atravessaram então o rio, sem medo, claudicando o mito do Lethes.
Lagoas de Bertiandos
A Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (PPLBSPA) está situada na margem norte do rio Lima e é atravessada por um pequeno ribeiro de águas límpidas (rio Estorãos). Representa os espaços húmidos que outrora eram frequentes na zona e que séculos de atividade agrícola foram fazendo desaparecer.
Para além da floresta paludosa de carvalhos, amieiros e salgueiros, esta área caracteriza-se ainda pela presença de duas lagoas permanentes. Nestas lagoas podem ser vistas diversas espécies de aves aquáticas, nomeadamente o pato-real, a garça-real, a galinha-d'água ou o mergulhão-pequeno, assim como alguns passeriformes que apreciam a vegetação envolvente - como por exemplo a felosa-poliglota ou a felosa-ibérica.
faz parte da Rede Natura 2000 e está classificada como Sítio Ramsar.
Fonte: http://cbma.bio.uminho.pt
Autoria: ADOC