Zytglogge, o relógio do tempo em Berna

From Wiki
Share/Save/Bookmark
Jump to: navigation, search

A história da torre do relógio, mais conhecida como "Zytglogge", um termo do dialeto suíço-alemão que significa "relógio do tempo", e do complicado sistema de engrenagens remonta muitos séculos atrás. No topo da torre está o sino de 1,4 toneladas que dá a estrutura o seu nome. No sino estão gravados com o mês e o ano em que a peça foi fundida - outubro de 1405. Desde então, ela bateu cada uma das horas nos últimos 600 anos.

- O grande ponteiro faz a marcação das 24 horas do dia, o ponteiro da estrela dá o mês e a data. No século XV, outubro era chamado de "Weinmonat", o mês do vinho. Os painéis mais escuros na parte traseira indicam a época do nascer e do pôr-do-sol, enquanto um outro ponteiro mostra que época do zodíaco nós estamos. Também temos um outro ponteiro que mostra as diferentes fases da lua.

-O primeiro relógio público surgiu na Europa na segunda metade do século XIV. O primeiro modelo na Suíça foi construído em Zurique, em 1368.

-O "momentum" do relógio (caracteriza o efeito de rotação em torno de um eixo que a força pode produzir) é gerado pela descida gradual de pesos de pedra, que estão pendurados por cordas longas atravessando os três pisos da torre.

- O pêndulo foi acrescentado posteriormente. Na época, sua integração no mecanismo era considerada um desafio técnico. Especialistas bem pagos contratados para fazer o trabalho terminaram não conseguindo. A questão só foi solucionada no início do século XVIII graças à inteligência de um agricultor local - lembra Mosimann

-Cabos que saem dos diferentes componentes do mecanismo movimentam as figuras e controlam o funcionamento do relógio astrológico. Dentro da torre o turista pode ver como funciona cada peça e entender os movimentos vistos na parte externa.

Fonte: swissinfo, Clare O'Dea